CONHEÇA-NOS!

Quem somos nós?

“A família é a base da sociedade e o lugar onde as pessoas aprendem, pela primeira vez, os valores que os guiarão durante toda a vida." — São João Paulo II

Somos uma comunidade católica de aliança, fundada em 2006, formada essencialmente por pais, filhos e por todos aqueles que sentem-se chamados para a missão. A saber, nossa tarefa é a de efetivar a igreja doméstica nas famílias do mundo, valorizando a vida de oração e sacramental, vivendo em casa o evangelho e ensinando a partir de um testemunho autêntico e alegre, sempre em conformidade com a Exortação Apostólica Familiaris Consortio.

 

Queremos, portanto, lutar pelo projeto genuíno de Deus. Trata-se de um mover em direção do amor; defendendo e valorizando a família cristã, onde todos os membros evangelizam-se mutuamente. A partir de tal ponto, a família saí numa verdadeira cruzada, onde pais e filhos marcham lado a lado com o propósito de conquistar o mundo para Deus, através do testemunho do amor, vislumbrando uma sociedade justa e pacífica.

 

Difundimos nossa missão através de células (adultas, jovens e infantis), acampamentos para crianças, tertúlias, vigílias, cursos de Bíblia Orante, retiros espirituais, confraternizações familiares, convivências, apostolado nas escolas e pela mídia e, sobretudo, com o testemunho de vida de cada membro Famílias Novas.

 

Nossa espiritualidade é essencialmente mariana. Buscamos o louvor a Deus e a vivência carismática de forma serena e profunda, baseada na vida dos santos e história da Igreja.

 

Os membros da Comunidade situam-se entre os consagrados, cooperadores e simpatizantes. No momento, somos em 8 consagrados e mais de 50 discípulos em formação para a vida consagrada, entre adultos e jovens. Os consagrados devem assumir um compromisso perante a Igreja para servirem à mesma através da Comunidade; seguindo as regras de vida estabelecidas, atuando em todas as frentes apostólicas em que forem convocados e com disposição de servir onde for necessário. Assim, formando uma aliança com os fundadores e constituindo o coração da própria Comunidade. Contamos ainda com cerca de 60 membros cooperadores, que recebem formação periódica para capacitação da missão Famílias Novas.

 

Nas formações do discipulado, além dos fundadores e consagrados, tivemos por muito tempo a participação do saudoso Desembargador José Geraldo Barreto Fonseca (referência no TJ-SP e profundo conhecedor de moral católica e direito canônico) e de sua esposa, Estela Judith (desenvolvendo o tema sobre formação humana). Contamos também com colaborações especiais de diversos convidados, tais como o Professor de História Edson Minami, o Doutor José Roberto, o Professor Arruda, etc. Possuindo, a maioria deles, especialização em nível de mestrado e doutorado. Mantemos ainda o apoio de vários sacerdotes das Dioceses de Campo Limpo, Santo Amaro, Osasco, Mogi das Cruzes e da Arquidiocese de São Paulo; bem como de Dom Emílio Pignoli, assessor eclesiástico da Comunidade.

 

Levamos a nossa missão para a Arquidiocese de São Paulo (Brás, Mooca, Santana e Vila Mariana) e para a Diocese de Campo Limpo (Campo Limpo, Embu das Artes, Morumbi e Taboão da Serra), Diocese de Santo Amaro (Chácara Santo Antônio, Grajau, Iporanga e Largo Treze), Diocese de Santo André (Santo André), Diocese de Mogi das Cruzes (Itaquaquecetuba e Mogi das Cruzes) e Diocese de Osasco (Granja Viana e Jandira).

 

A Comunidade foi considerada, pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar – CNBB, como extensão da própria Pastoral Familiar, cujos congressos participamos initerruptamente desde 2006. Fomos selecionados por esta mesma comissão para dar testemunho, em cadeia nacional de rádio e TV, na missa principal da 1ª Peregrinação Nacional das Famílias do Brasil, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida; fato que foi repetido durante a 3ª Peregrinação Nacional.

 

Nossa estrutura patrimonial está concebida para ser mínima, considerando que: as casas das famílias consagradas e cooperadoras, assim como as paróquias (atualmente, em cerca de 20), abrem-se para a missão ao receber famílias, na realização de novas células, e nossos encontros comunitários ocorrem em igrejas e escolas. Nossa sede jurídica situa-se na Cidade de Embu das Artes, mas já estamos concebendo as casas (sítios) de convivência Famílias Novas: Centros de Evangelização Familiar, nos quais pretendemos realizar diversos eventos, como convivências, retiros, acampamentos, confraternizações e similares.

 

Contamos com a devida aprovação eclesiástica, concedida por Dom Emílio Pignoli, Bispo Emérito da Diocese do Campo Limpo e conselheiro da Comunidade, e devidamente convalidada por Dom Luiz Antônio Guedes, nosso tutor eclesiástico.

 

Recebemos também incentivo e apoio do Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, que aprovou a nossa missão na Arquidiocese, considerando como bem discernidas as diretrizes da Comunidade. Contamos ainda com a aprovação de Dom Pedro Luiz, da Diocese de Mogi das Cruzes, que acompanha-nos desde o início, e de Dom José Negri, da Diocese de Santo Amaro; sempre que podem, participam das atividades da Comunidade. A Comunidade tem ainda a permissão eclesiástica para realizar suas missões na Diocese de Osasco e conta com o incentivo expresso de diversas autoridades eclesiásticas, tais como Dom Antônio Augusto Dias Duarte, do Rio de Janeiro, e de Dom Tomé Ferreira da Silva, da Diocese de São José do Rio Preto.

 

Estamos preparando-nos, ainda, para lançar a missão da Comunidade em outras localidades; para além das fronteiras do Estado de São Paulo e do Brasil.

Ainda deseja nos conhecer melhor? Nós te convidamos a visitar o nosso site e redes sociais, presentes na seção Contato.

Contato

TELEFONE:
(11) 9 8269-1573

(21) 9 6577-2050

 

E-MAIL:

contato@familiasnovas.com.br

© 2020 por Comunidade Católica Famílias Novas do Imaculado Coração de Maria.